quinta-feira, 23 de maio de 2013

XVI EPI 2013

A HORA E A VEZ DOS PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA: O PROFESSOR COMO CRIADOR-DE-SENTIDOS

O XVI Encontro de Professores de Inglês – EPI – é um evento que ocorre anualmente e este ano acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto, com a carga horária de 20 horas na UFMT na cidade de Rondonópolis/MT.

O tema dessa edição será A HORA E A VEZ DOS PROFESSORES DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA: O PROFESSOR COMO CRIADOR-DE-SENTIDOS, que também será temática da 4ª edição do Fórum dos Professores de Escolas Públicas, um espaço para ouvir as inquietações dos professores, das vivências e experiências no contexto escolar.

Teremos conferências com a Profa. Dra. Míriam Lúcia dos Santos Jorge (FAE-UFMG), Prof. Dr. Vanderlei J. Zacchi (DLES-UFS) e o Dr. Daniel de Mello Ferraz (Novos Letramentos). As conferências serão seguidas de sessões de debate que possibilitarão uma melhor interação do público participante com os palestrantes. As temáticas: Relatos de experiências (sharing classroom pratices), papers, workshops serão compartilhados experiências e vivências que funcionam e que ajudarão os professores em suas práticas docentes.

O objetivo deste evento é contribuir para a atualização de profissionais e futuros profissionais do ensino de línguas, criando um ambiente propício à discussão, troca de experiências e construção de conhecimento na área de línguas, com perspectiva de aprofundamento de estudos e pesquisas na área de Língua Inglesa e fortalecer a rede de pesquisadores da área em Mato Grosso.

Em Mato Grosso, eventos que promovam a discussão e a integração entre professores de inglês de diferentes esferas de ensino são escassos. Nesse sentido, o EPI - Encontro dos Professores de Inglês, promovido pela Associação de Professores de Inglês do Estado de Mato Grosso (APLIEMT), destaca-se como um dos eventos mais relevantes para os profissionais da área no Estado, principalmente para os professores da escola pública.

Outro fator que torna o evento significativo para o contexto local são as crescentes demandas sociais da atualidade (Programa Ciência sem fronteiras, Programa Nacional de Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa, Programa de Segunda Licenciatura, entre outras). No intuito de atender a tais necessidades, o XVI EPI discute um tema (“A hora e a vez dos professores de inglês da escola pública: o professor como criador-de-sentidos”) que busca gerar engajamento dos professores para a efetivação de políticas educacionais de formação continuada, bem como, alternativas para possível ressignificação das práticas de ensino da língua inglesa. No tocante à integração de esforços com a finalidade de ampliar/aprofundar os diálogos entre os profissionais da área, o evento fortalece, a cada edição, a parceria existente. entre a Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso (APLIEMT), o Centro de Formação de Professores (CEFAPRO), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), sinalizando um ambiente propício para a troca de experiência de professores, pesquisadores, acadêmicos de graduação e de pós-graduação.

Espera-se que dentre as contribuições oriundas da realização deste evento, podemos destacar: a) a oportunidade de fortalecimento na formação do professor de língua inglesa no Estado de Mato Grosso; b) o diálogo e a aproximação da associação, das universidades e das instituições educacionais do estado preocupadas com a condição de exclusão dos alunos da escola pública enquanto usuários da língua inglesa; e, c) o surgimento de alternativas que possam mitigar os impactos da ainda insuficiente educação lingüística nas escolas do estado e dos municípios.

O evento envolverá professores que fazem parte da associação de professores de língua inglesa do estado de MT, professores que atuam na Educação Básica e Ensino Superior, professores e alunos de cursos livres de idiomas, pesquisadores, alunos-acadêmicos, monitores do PIBID, e professores de graduação e da pós-graduação de Letras, professores dos CEFAPROS e outros profissionais interessados na área da linguagem.


Para informações sobre Inscrições XVI EPI 2013, acesse o Blog do Evento





Nenhum comentário:

Postar um comentário